SALGUEIRAL
Criada a 16 de Junho de 1981, a SARC é uma associação de fins não lucrativos, apolíticos e não confessional, com duração indeterminada, com sede na Urbanização do Salgueiral, Lote 96 – Creixomil – Guimarães e com o contribuinte n.º 501735470.
Como objectivos principais visa a promoção da cultura, desporto e estimulação do convívio social entre os seus associados, bem como a intervenção cívica na defesa dos interesses sociais e de convívio comunitário na zona em que se insere.
Para a realização dos seus objectivos, a instituição propõe-se organizar e gerir estruturas de atendimento e educação de crianças nas primeiras idades; criara e gerir espaços comunitários de convívio, lazer e desporto; promover actividades de ocupação de crianças e jovens e ainda proporcionar apoio domiciliário a pessoas dele necessitadas.
Os seus estatutos encontram-se publicados em Diário da República – III Série – n.º 190 de 20 de Agosto de 1981.
Historial
A Associação, no cumprimento do seu objectivo estatuário de “defesa da qualidade de vida” na sua zona, assumiu, desde sempre, as preocupações com a segurança e higiene públicas e os arranjos dos espaços públicos – jardins, passeios, iluminação – que foi carreando para as entidades competentes, de quem sempre recebeu a melhor disponibilidade.
O espaço para lazer e desporto é uma zona protegida na área habitacional, com condicionamento de trânsito, no parque infantil, campo de jogos e área ajardinada. No mesmo está projectada a implantação de um edifício para creche e um outro que possa servir, entre outras valências, como centro de dia.
No apoio às famílias, a Associação dinamizou valências educativas e de apoio social, como Jardim de Infância, que integra a rede oficial do pré-escolar, A.T.L e gestão do refeitório escolar da Escola do 1º ciclo local. Na dinamização destas valências e das actividades que as animam desenvolveu-se o ensino do artesanato regional, com o espírito de preservar e promover a continuidade desta arte tradicional. A mesma acabou por estender-se, em horário laboral e pós-laboral, como a formação de adultos. Os resultados dessa formação têm sido patenteados em Feiras de Artesanato, como as de Vila do Conde e de Guimarães.